PUBLICIDADE

TOPO SITE

Pecuária de corte brasileira está prestes a dar um salto histórico

A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores anuncia uma inovação que marca um novo capítulo no melhoramento genético brasileiro
Foto: Imagem gerada por IA

A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores anuncia uma inovação que marca um novo capítulo no melhoramento genético brasileiro: a implementação da variabilidade gamética nas avaliações genéticas de gado de corte. A tecnologia será incorporada aos programas da ANCP em 2026 em uma série de etapas, posicionando a instituição como pioneira no cenário global. Essa tecnologia, inédita no Brasil, será um divisor de águas e pode transformar a forma como os criadores selecionam e acasalam seus animais, elevando a precisão e acelerando o progresso genético.

A variabilidade gamética permite prever a dispersão genética dos gametas antes da reprodução, permitindo estratégias mais refinadas para características econômicas, como peso ao nascimento, ganho de peso, fertilidade e conformação. Com o apoio da genômica, o pecuarista consegue identificar precocemente qual bezerro realmente ganhou a loteria genética, garantindo que o investimento em reprodução seja focado nos indivíduos superiores.

O responsável por desenvolver esta tecnologia foi um pesquisador de pós-doutorado com passagem por universidades de prestígio, que em parceria com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, desenvolveu a tecnologia de segregação gamética para a raça holandesa. A ANCP é uma das principais instituições de avaliação genética de gado de corte no Brasil, pioneira na utilização de DEP e tecnologia genômica.

A implementação da variabilidade gamética nas avaliações genéticas de gado de corte pode transformar a forma como os criadores selecionam e acasalam seus animais, elevando a precisão e acelerando o progresso genético. Com mais de 500 mil animais genotipados e um pipeline robusto, a ANCP está preparada para aplicar e validar essa tecnologia na realidade brasileira.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima