O mercado de hardware não para, e 2026 promete ser o ano em que tecnologias que hoje parecem coisa de entusiasta ou demos técnicas vão virar o padrão da indústria. Estamos falando do fotorrealismo da Unreal Engine 5, IA ainda mais presente e hardware mais poderoso.
A Unreal Engine 5 pode ser o grande destaque em 2026, com tecnologias como Nanite e Lumen, que permitem uma geometria virtualizada e iluminação fotorrealista. O Nanite elimina os modelos de baixa qualidade que aparecem à distância, dando um aspecto fotorrealista ao game.
O path tracing também é uma tendência para 2026, com a promessa de iluminação e reflexos realistas. Embora ainda seja algo de placas de vídeo high-end e entusiastas, essa técnica de iluminação promete ficar mais acessível em 2026. Além disso, processadores com quase 200 MB de cache e clocks ainda mais altos também estão sendo preparados para o começo de 2026.
Essas tecnologias podem ditar as regras dos jogos daqui para frente, com o objetivo de proporcionar uma experiência de jogo mais imersiva e realista. Com o amadurecimento da Unreal Engine 5 e o uso de tecnologias como o path tracing, os jogos podem ter uma qualidade ainda maior em 2026.


