Toda semana, são exibidas duas imagens astronômicas que se destacaram na semana anterior. A primeira imagem mostra o aglomerado globular Messier 10, localizado a 14.300 anos-luz de distância na direção da constelação do Ofiúco. O aglomerado globular foi descoberto em 1764 pelo astrônomo francês Charles Messier.
A segunda imagem é um registro do cometa C/2025 A3 (Lemmon), capturado em 18 de outubro a partir da Itália. Trata-se de um cometa não-periódico descoberto pelo Mount Lemmon Survey no início do ano passado. O cometa fez sua máxima aproximação da Terra em outubro, passando a uma distância de 90 milhões de quilômetros.
As imagens foram selecionadas a partir de um portal mantido por astrônomos e entusiastas da fotografia, dedicado à divulgação das belezas do Cosmos. O portal tem o objetivo de publicar uma fotografia astronômica a cada dia, divulgando o trabalho de brasileiros e de outras nacionalidades empenhados em revelar as maravilhas do nosso Universo.
Os interessados em contribuir com o portal e com as Imagens Astronômicas da Semana podem fazer isso através de um formulário disponibilizado no site.


