A variação de temperatura influencia diretamente o consumo de energia elétrica. Por isso, durante os dias mais quentes do verão, o uso eficiente da energia e a manutenção adequada dos equipamentos são fundamentais para evitar gastos excessivos.
No Paraná, entre 2022 e 2025, a Copel registrou aumento médio de 15% no consumo de energia das residências nos meses mais quentes, de outubro a março, em comparação com o período de abril a setembro. O impacto foi ainda maior nas regiões com temperaturas mais elevadas.
O calor exige mais dos equipamentos elétricos, como aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e ventiladores. É importante evitar desperdícios e seguir algumas dicas para o uso eficiente de energia. A manutenção regular, o dimensionamento correto do aparelho e a escolha de modelos com selo Procel de eficiência energética são algumas das orientações para o uso do ar-condicionado.
A geladeira também merece atenção neste período. É importante verificar as borrachas de vedação e manter o equipamento afastado de fontes de calor e do sol. Além disso, é recomendável reduzir a temperatura do chuveiro elétrico e aproveitar ao máximo a luz natural.

