PUBLICIDADE

TOPO SITE

Caso Master: Moraes investiga vazamento de dados

Ministro Alexandre de Moraes instaura inquérito para apurar acesso não autorizado a dados sigilosos

O ministro Alexandre de Moraes instaurou um inquérito para apurar o acesso não autorizado a dados sigilosos por parte da Receita Federal e do Coaf no âmbito das investigações sobre a liquidação do Banco Master. A apuração atinge ao menos dois ministros, mas o pedido de investigação inclui todos os magistrados do STF, abrangendo também seus parentes.

Moraes encaminhou solicitações formais à Receita Federal e ao Coaf, exigindo esclarecimentos sobre quem consultou os dados dos ministros e de seus familiares. Os órgãos devem encaminhar registros de acesso, já que cada consulta exige identificação por senha.

As informações sugerem que eventuais quebras de sigilo ocorreram sem autorização legal, sendo que apenas servidores do governo lotados na Receita Federal e no Coaf têm permissão para acessar esses sistemas, sempre com registro de senha. O contexto da investigação se acirrou nas últimas semanas, depois da veiculação de reportagens que mencionaram dados pessoais de ministros e de seus parentes.

O secretário da Receita Federal é Robinson Barreirinhas, subordinado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O Coaf está sob o comando de Ricardo Andrade Saadi, delegado da Polícia Federal, e administrativamente vinculado ao Banco Central, presidido por Gabriel Galípolo.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima