PUBLICIDADE

TOPO SITE

Tesla Encerra Licença Vitalícia do Piloto Automático

A Tesla vai encerrar a venda da licença vitalícia do sistema Full Self-Driving em breve
Foto: (Imagem: Brian Gallegos/Shutterstock)

A Tesla vai encerrar a venda da licença vitalícia do sistema Full Self-Driving em breve. A partir de 14 de fevereiro de 2026, o software de direção assistida da montadora de veículos elétricos será oferecido exclusivamente por meio de assinaturas mensais para novos usuários. A mudança elimina a opção de pagamento único de US$ 8 mil.

O novo modelo de negócio torna o acesso inicial ao FSD menos oneroso para o consumidor, com uma mensalidade atual nos Estados Unidos de US$ 99. A Tesla tenta impulsionar a adoção do sistema entre motoristas que hesitavam em pagar o montante total de uma vez só.

A pressão sobre o software também é regulatória, com agências de segurança viária dos EUA investigando milhões de veículos da Tesla após relatos de colisões e infrações de trânsito. O fim da licença vitalícia vem pouco depois de Musk mudar o critério técnico para os carros da sua empresa andarem sozinhos.

O CEO agora diz que o sistema só poderá operar sem supervisão humana quando a empresa acumular aproximadamente 16 bilhões de quilômetros rodados com o software ativo. No final de 2025, a frota da Tesla havia registrado pouco mais de 11 bilhões de quilômetros.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima