Depois de mais de um ano de bloqueio imposto pelo ditador Nicolás Maduro, a população da Venezuela conseguiu novamente acessar a rede social X. O bloqueio da plataforma de Elon Musk havia sido imposto por Maduro depois das eleições presidenciais de julho de 2024, que foram fraudadas pela ditadura.
A liberação do bloqueio não era uniforme em todo o país, com clientes da operadora Digitel conseguindo utilizar a plataforma, mas o acesso seguia limitado nas redes Movistar e Cantv, estatal do setor.
Líderes do governo, como Delcy Rodríguez, presidente interina, e Diosdado Cabello, ministro do Interior, reapareceram na plataforma e comunicaram publicamente a retomada das atividades no X.
Delcy escreveu que é necessário continuar unidos, avançando pela tranquilidade econômica, a justiça social e o Estado de bem-estar que merecemos encontrar. Maduro foi deposto em 3 de janeiro, depois de uma ação militar, e está preso no centro de detenção do Brooklyn, onde vai aguardar julgamento por crimes relacionados ao tráfico internacional de drogas.


