PUBLICIDADE

TOPO SITE

Presidente do Fed reitera que juros podem cair mais após moderação da inflação

A presidente do Federal Reserve Bank da Filadélfia, Anna Paulson, reiterou sua expectativa de que o banco central poderá reduzir as taxas de juros de curto prazo ainda este ano
Presidente do Federal Reserve da Filadélfia, Anna Paulson, em Jackson Hole, Wyom

A presidente do Federal Reserve Bank da Filadélfia, Anna Paulson, reiterou sua expectativa de que o banco central poderá reduzir as taxas de juros de curto prazo ainda este ano, caso a economia atenda às suas expectativas de moderação da inflação e estabilização do mercado de trabalho. Ela disse que a inflação voltará a ficar em torno de 2% até o final do ano, em meio à estabilização do mercado de trabalho e com o crescimento atingindo cerca de 2%. Se tudo isso acontecer, então alguns ajustes modestos adicionais na taxa de fundos provavelmente seriam apropriados no final do ano.

A presidente do Fed também observou que a atual postura da política monetária é um pouco restritiva. Portanto, a combinação da restrição da política monetária passada e atual ajudará a levar a inflação até 2%, um nível que ela espera ver por volta do final do ano. Ela também repetiu que o mercado de trabalho está claramente se curvando, não está quebrando.

Os riscos no mercado de trabalho aumentaram e isso tem sido um fator importante em seu apoio aos cortes de 75 pontos-base que o FOMC fez no ano passado. Além disso, o mercado de trabalho é um barômetro melhor da dinâmica econômica do que os dados de crescimento, observando que as condições mornas de contratação se contrapõem aos números robustos do Produto Interno Bruto.

A presidente do Fed reiterou que as previsões do Fed para dezembro indicam um único corte para este ano, em meio à expectativa de que as pressões inflacionárias continuarão a recuar. Ela apoiou os cortes nas taxas do ano passado e acredita que a combinação da restrição da política monetária passada e atual ajudará a levar a inflação até 2% até o final do ano.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima