Em meio à escalada de tensão entre Irã e Estados Unidos, o regime iraniano determinou a suspensão do espaço aéreo do país para voos internacionais, excetuando apenas aqueles com origem ou destino em Teerã. O bloqueio ocorre enquanto cresce a possibilidade de intervenção militar norte-americana.
O bloqueio à internet e relatos de moradores indicam uso de força letal contra manifestantes, agravando o isolamento do país diante da comunidade internacional. Algumas aeronaves mudaram suas rotas devido à restrição, como o voo UAE325, da Emirates, e o AUV7742, da FlyOne.
A situação no Irã é considerada perigosa, com alertas internacionais sobre riscos à aviação por conta do conflito e da presença de armamento antiaéreo. O número de mortos nos protestos contra o regime de Ali Khamenei ultrapassou 3.400.
O regime iraniano comunicou que, caso seja alvo de bombardeio, responderá com ataques a bases dos EUA no Oriente Médio, e autoridades norte-americanas começaram a evacuar soldados de bases estratégicas.


