Em declaração surpreendente, o Subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, expressou sérias preocupações sobre a utilização do sistema judicial como arma política em diversos países, incluindo Colômbia, Brasil e os próprios Estados Unidos. A manifestação, feita nesta segunda-feira (21), através da rede social X, antigo Twitter, ecoou rapidamente nos meios políticos e jurídicos internacionais.
Landau, que já foi embaixador dos EUA no México, não detalhou exemplos específicos para cada país, mas o teor de sua declaração sugere uma análise crítica da crescente politização do judiciário. “O sistema judicial está sendo usado como arma política em países como Colômbia, Brasil e EUA”, afirmou o subsecretário, destacando um problema que, segundo ele, transcende fronteiras.
Apesar da crítica, Landau fez questão de elogiar as instituições judiciais da Colômbia, o que pode indicar uma visão mais otimista em relação ao país sul-americano. Resta saber se a declaração do Subsecretário de Estado influenciará nas relações diplomáticas dos EUA com os países citados e quais serão as próximas etapas para mitigar o problema da judicialização da política.