PUBLICIDADE

TOPO SITE

OAB do Rio proíbe participação de candidatos em eventos da entidade

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro decidiu que pré-candidatos e candidatos ao pleito de 2026 não poderão participar como palestrantes ou expositores em eventos institucionais da entidade

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro decidiu que pré-candidatos e candidatos ao pleito de 2026 não poderão participar como palestrantes ou expositores em eventos institucionais da entidade. A medida visa impedir o uso das atividades da Seccional para fins eleitorais, reforçando a neutralidade e o caráter apartidário, conforme determina o Estatuto da Advocacia e da OAB.

A restrição abrange também iniciativas das comissões, escolas e demais órgãos vinculados à Seccional. A determinação se aplica a eventos de qualquer formato, seja presencial, virtual ou híbrido, e permanecerá válida até o dia do primeiro turno das eleições, previsto para 4 de outubro de 2026.

“É função da OAB velar pela independência da advocacia, cuja função social é indispensável não só para a justiça, mas também para a democracia”, afirmou a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio. Dados apontam que mais de 28 mil candidaturas estavam registradas em todo o país, em 2022, com um aumento notável na participação de empresários e advogados.

O número de empresários candidatos cresceu 20% em relação a 2018, chegando a 3.620 nomes; o de advogados aumentou 12%, totalizando 2.049 solicitações.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima