Um espetáculo luminoso cruzou os céus do Oeste dos Estados Unidos na madrugada desta quinta-feira, causado pela reentrada atmosférica da cápsula Dragon da SpaceX. O fenômeno, que se pareceu com um meteoro brilhante, foi amplamente registrado por moradores, mas é efeito físico natural da espaçonave retornando à Terra. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um intenso rastro de luz azulada e esverdeada cortando a escuridão.
O evento ocorreu durante o retorno da missão Crew-11, que havia partido da Estação Espacial Internacional para um pouso seguro no Oceano Pacífico. De acordo com especialistas, o fenômeno é resultado da física extrema da reentrada, que comprime violentamente o ar à frente da espaçonave, aquecendo-o a temperaturas extremas.
O espetáculo, embora impressionante, foi totalmente esperado e marcou a fase final de uma missão de rotina. A SpaceX confirmou que a cápsula Dragon Endeavour, com os quatro astronautas da Crew-11 a bordo, amerissou com sucesso nas águas do Pacífico pouco depois do fenômeno luminoso ser avistado.
A tripulação da missão Crew-11 da SpaceX está em bom estado de saúde após uma avaliação médica inicial feita depois do retorno antecipado à Terra a partir da Estação Espacial Internacional. A evacuação deve-se a uma questão de saúde de um dos tripulantes, que não pode ser tratada no laboratório orbital.


