Exposição na Assembleia Legislativa do Paraná celebra o poder transformador da adoção de cães

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) inaugurou a exposição “Olhares que Adotam” nesta segunda-feira (22), uma iniciativa que busca promover a adoção de cães abandonados e explorar a profunda conexão entre arte e acolhimento. A mostra, que ocupa o Espaço Cultural da ALEP, apresenta dez fotografias impactantes da renomada fotógrafa de pets Mayara Morais, presidente da ONG Instituto Acolha Bicho. As imagens retratam cães em busca de um lar e do carinho de uma família.

A exposição é uma parceria do deputado Nelson Justus (União), presidente da Comissão de Cultura, com o Instituto Acolha Bicho. Justus destacou a importância da iniciativa, ressaltando que “a exposição é uma ‘mixagem’ entre cultura e a preocupação das ONGs em promover a adoção dos animais”, enfatizando que a arte pode sensibilizar as pessoas a adotarem animais necessitados.

As fotografias de Morais apresentam cães de diversas raças em um estúdio com fundo preto, em poses que remetem a fotos 3×4, com o foco no rosto dos animais. A artista, que tem uma década de experiência em fotografar cães, explica que seu objetivo é mostrar que “um cão que é retirado da rua, dos maus tratos, pode sim ter uma nova história”. Para contornar as dificuldades de fotografar animais resgatados, ela utiliza petiscos para captar a atenção dos cães, resultando em imagens espontâneas e divertidas.

Além das fotografias, a exposição “Olhares que Adotam” também apresenta relatos emocionantes de tutores que adotaram cães. Esses testemunhos narram as transformações positivas na vida dos animais após a adoção, incluindo histórias de cães abandonados em mudanças, jogados de carros ou atropelados. As histórias são acompanhadas por fotos dos animais antes e depois da adoção, evidenciando o poder da compaixão e do amor.

A deputada Cloara Pinheiro (PSD), vice-presidente da Comissão de Cultura, reforçou a importância do acolhimento e da cultura. “Acolher significa lar, significa a arte de viver”, declarou. A exposição “Olhares que Adotam” permanece aberta ao público até o dia 31 de outubro, com entrada gratuita.

**Serviço:**
Exposição “Olhares que Adotam”
Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná – Palácio 19 de Dezembro, Praça Nossa Senhora de Salette, Centro Cívico, Curitiba
Período: até 31 de outubro
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Entrada gratuita

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *