PUBLICIDADE

TOPO SITE

Alerta Vermelho: Chuva de 400 mm e Risco de Tornado

Sistemas frontais e canal de umidade elevam o risco de temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Foto: Foto: Divulgação

O Brasil entra em um período de tempo severo e atenção máxima com a combinação de sistemas frontais, canal de umidade e a formação do segundo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) neste mês de janeiro. A previsão indica que, entre o fim de semana e o início da próxima semana, há potencial para chuva intensa, tempestades severas, ventos fortes e até granizo, com acumulados que podem alcançar 200 a 400 mm em apenas cinco dias em algumas regiões do país.

A atuação de frentes frias deve provocar mudanças significativas no tempo no Sul e em parte do Sudeste entre os dias 17 e 18 de janeiro, com chuvas intensas e rajadas de vento. O risco de tempestades severas e ocorrência pontual de granizo também é alto.

A segunda ZCAS de janeiro deve se organizar entre 19 e 23 de janeiro, reforçando ainda mais os volumes de precipitação em áreas estratégicas do país. As chuvas mais fortes do fim de semana devem atingir uma faixa que vai do norte do Rio Grande do Sul ao sul de Santa Catarina e até o sul do estado de São Paulo.

O alerta aumenta ainda mais na segunda-feira, com atenção especial para o estado do Rio de Janeiro e o litoral de São Paulo, onde a chuva pode superar 70 mm, com registros pontuais acima de 100 mm.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima