Na virada do ano, mais de 40,5 milhões de veículos circularam pelas rodovias paulistas. Com a expectativa de aumento de fluxo nas estradas, a atenção também redobrar, especialmente com as chuvas de verão do início de ano. Os riscos de acidentes se elevam em até 30%, com destaque àqueles ligados a problemas mecânicos com os veículos.
Para evitar que a viagem se transforme em um contratempo devido a falhas mecânicas ou de manutenção, é fundamental seguir dicas valiosas para o motorista ir e voltar do feriado com segurança. Isso inclui escolher produtos de confiança, verificar o período da troca de óleo e examinar o desgaste da banda de rodagem dos pneus.
Além disso, é importante conferir os níveis de fluido de freio, direção, arrefecimento e lavador de para-brisas, e reponha, se necessário. O sistema de freios também deve ser testado em baixa velocidade para identificar ruídos ou trepidações. A bateria deve ser verificada para sinais de corrosão nos terminais e se ela está devidamente fixada.
Outras dicas incluem inspecionar visualmente as correias e mangueiras no compartimento do motor, limpar os vidros e checar o funcionamento dos limpadores e a condição das palhetas. É fundamental verificar se o triângulo, a chave de roda e o macaco estão no carro e em boas condições, e fazer uma revisão na suspensão para identificar problemas nos amortecedores e verificar se há folga nas buchas ou barras.

