A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enfatizou que a parceria estratégica entre a Europa e o Brasil está sendo fortalecida com a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia. Ela celebrou o fato de que Europa e Brasil estão avançando rumo a um acordo político importante sobre matérias-primas críticas.
O acordo Mercosul-UE é visto como uma oportunidade para multiplicar oportunidades de negócios e investimentos. A líder europeia ressaltou que a Europa sempre seguirá os mais altos padrões em termos de transparência e respeito ao meio ambiente.
A cooperação em projetos conjuntos de investimento em lítio, níquel e terras raras é fundamental para as transições digital e limpa. A presidente da Comissão Europeia destacou que as comunidades locais devem ser as principais beneficiárias do valor gerado.
O acordo Mercosul-UE pode enfrentar obstáculos logo após a assinatura, pois um grupo de deputados europeus quer que o Tribunal da UE aprecie o pacto, o que poderá atrasar sua entrada em vigor.


