A construção da nova sede da Embrapa Maranhão começou no dia 5 em uma área de 23 hectares do campus Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís (MA). A área construída será de 1,1 hectare, somando a área da Unidade e do campo experimental. A obra deve ser entregue em até 24 meses, considerando que o projeto da obra foi desenhado para exigir menor complexidade estrutural.
A Alcance Engenharia e Construção, sediada em Teófilo Otoni (MG), foi a vencedora da licitação, que contou com a participação de mais 22 empresas. A empresa tem experiência em construir laboratórios e edificações para universidades e hospitais.
A nova sede da Embrapa Maranhão nasceu da busca criteriosa pela área ideal que pudesse abrigar as atividades do centro de pesquisa. As contratações dos projetos de arquitetura e engenharia e, posteriormente, da execução da obra, se apoiaram em experiências recentes e bem-sucedidas de outras Unidades da Embrapa.
A expectativa é que a nova sede resulte em uma estrutura moderna e funcional, com soluções construtivas alinhadas às premissas de robustez, durabilidade e economicidade de operação e manutenção previstas nos normativos internos da Embrapa.


