No início de março, uma missão composta por especialistas do Governo do Japão e do BID virá ao Paraná para saber mais sobre o programa de atenção ao idoso. Entre as cidades que serão visitadas está Toledo. A confirmação foi dada pela secretária de Estado Leandre Dal Ponte durante visita ao prefeito Mario Costenaro.
A missão internacional vem avaliar a modelagem da Bolsa Cuidador Familiar, que é algo inovador no país. A secretária citou ainda o trabalho desenvolvido por Toledo ao longo dos anos no atendimento aos idosos, como os dois Centros de Revitalização da Terceira Idade.
A secretária mencionou a necessidade de buscar a parceria do município para uma agenda que o governo japonês fará no Paraná em março, e por Toledo ser um dos municípios-piloto, certificada como Cidade Amiga da Pessoa Idosa pela Organização Mundial da Saúde. O objetivo é olhar para o futuro, garantindo infraestrutura aos municípios e, principalmente, a manutenção de um serviço que será cada vez mais necessário.
Toledo foi um grande parceiro do Governo do Estado no desenvolvimento metodológico desta nova política, e a missão internacional quer levar esse modelo para outros países do mundo. A cidade também receberá um ônibus exclusivo para o transporte de idosos e terá um novo Centro de Revitalização da Terceira Idade, que levará o nome do ex-prefeito José Carlos Schiavinato.


