O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse que está coordenando uma resposta conjunta dos países da União Europeia às taxas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a oito países europeus para pressioná-los a apoiar suas pretensões de anexar a Groenlândia.
Ele acrescentou que a UE será sempre muito firme na defesa do direito internacional, seja onde for, e que a começar pelo território dos Estados membros da União Europeia. Costa também defendeu a integridade territorial e a soberania dos países, e do direito internacional, em meio às ofensivas de Trump na Venezuela e na Groenlândia, e do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na Ucrânia.
O presidente do Conselho Europeu destacou que é preciso se levantar contra violações ao direito internacional. Ele ressaltou que se a Rússia invade a Ucrânia, temos que nos levantar para defender a integridade territorial, a soberania e o direito internacional na Ucrânia. Se os direitos humanos são violados na Venezuela, devemos nos levantar para defender os direitos humanos na Venezuela.


