PUBLICIDADE

TOPO SITE

Transcrições do Fed em 2020 revelam Powell defendeu mudança da qual se arrependeria

As transcrições das reuniões de política monetária do Federal Reserve de 2020 mostram que o presidente Jerome Powell defendeu uma mudança da qual se arrependeria mais tarde
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell — Foto: O presidente do Federal R

As transcrições das reuniões de política monetária do Federal Reserve de 2020 revelaram novos detalhes sobre como o presidente Jerome Powell pressionou por uma mudança da qual se arrependeria mais tarde. O registro da reunião do Fed de setembro de 2020 mostra que Powell defendeu veementemente diretrizes fortes e específicas sobre as condições necessárias para que o Fed elevasse as taxas de juros.

A sessão ocorreu seis meses após o início da pandemia, e Powell argumentou que havia chegado a hora de uma declaração decisiva sobre por quanto tempo eles esperavam manter as taxas próximas de zero. Vários presentes se opuseram, embora tenham se abstido de expressar publicamente suas reservas posteriormente.

O novo conjunto de atas revela o papel crucial desempenhado por Powell em meio às convulsões históricas provocadas pela pandemia. Muitos críticos consideram o forte compromisso com as taxas de juros que ele defendeu na época como um fator que levou o Fed a responder muito lentamente quando a inflação disparou nos dois anos seguintes.

A declaração que o Fed publicou após sua reunião de setembro de 2020 afirmou que esperava manter as taxas de juros próximas de zero até que as condições do mercado de trabalho atinjam níveis consistentes com as avaliações do comitê sobre o pleno emprego e a inflação suba para 2% e esteja a caminho de ultrapassar moderadamente 2% por algum tempo

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima