PUBLICIDADE

TOPO SITE

UE avalia resposta a tarifas de Trump relacionadas à Groenlândia

União Europeia analisa como responder às tarifas recém-anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, declarou que a União Europeia analisa como responder às tarifas recém-anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligadas à questão da Groenlândia. Costa comentou as recentes declarações de Trump durante uma coletiva de imprensa. A União Europeia será sempre muito firme na defesa do direito internacional, onde quer que ele esteja, o que, naturalmente, começa no território dos Estados-membros da União Europeia.

O presidente do Conselho Europeu acrescentou que o bloco já trabalha para definir uma posição comum. Por agora, estou coordenando uma resposta conjunta dos Estados-membros da União Europeia sobre esta questão. Trump havia prometido impor tarifas a países europeus aliados por se oporem à proposta do presidente norte-americano de anexar a Groenlândia.

Trump anunciou a adoção de tarifas progressivas sobre produtos de oito países europeus. A medida é uma forma de pressionar por um acordo que resulte na compra completa e total da Groenlândia, território autônomo ligado ao Reino da Dinamarca. As taxas começam em 10%, a partir de 1º de fevereiro, e podem chegar a 25% em 1º de junho, caso não haja avanços nas negociações.

A fala de Costa ocorreu depois da assinatura do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Costa classificou a ideia de Trump como uma ambição excessiva. A União Europeia está preparada para defender seus interesses e os de seus Estados-membros

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima