PUBLICIDADE

TOPO SITE

Lula critica prisão de Maduro como lamentável

O presidente Lula considera a prisão de Maduro como mais um capítulo lamentável na erosão do direito internacional

O presidente Lula disse que a ofensiva dos Estados Unidos na Venezuela e a prisão do ditador Nicolás Maduro representam mais um capítulo lamentável na erosão do direito internacional. Lula criticou o uso recorrente da força por grandes potências e disse que a prática enfraquece a Organização das Nações Unidas e o sistema multilateral.

Lula afirmou ser particularmente preocupante que a ofensiva atinja a América Latina e disse que esta é a primeira vez, em mais de 200 anos, que a América do Sul sofre um ataque militar direto dos EUA. O futuro da Venezuela tem de ser decidido pelos próprios venezuelanos, por meio de um processo político inclusivo.

O Brasil reforçou a fiscalização na fronteira com a Venezuela, enviou ajuda humanitária e defende que o caso seja debatido em fóruns multilaterais, como a ONU e a Celac. Maduro foi deposto e preso em 3 de janeiro, levado aos EUA sob acusação de ligação com o narcotráfico.

A vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu o governo e negociou com Washington a abertura do mercado de petróleo venezuelano. Os EUA afirmam que a ofensiva teve como objetivo capturar Maduro, acusado de liderar o chamado Cartel de los Soles.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima