Encontrar a posição ideal para dirigir depende de vários fatores, mas o principal deles é achar o melhor ajuste para o banco do carro. Afinal, é a partir dessa configuração que o motorista vai ajeitar os espelhos retrovisores, a altura do cinto de segurança e o que mais se fizer necessário antes de dar a partida e engatar a primeira marcha.
A visão dos médicos apontou que a realização de ajustes corretos na hora de dirigir pode reduzir drasticamente dores nas costas e fadiga, além de melhorar o tempo de reação em situações emergenciais ao volante.
A primeira dica para ajustar o banco do carro na posição ideal na hora de dirigir diz respeito à distância e à posição das pernas do motorista. Os joelhos devem ficar semiflexionados, formando um ângulo próximo de 120°. Além disso, é importante evitar deixar as pernas totalmente esticadas ou muito dobradas.
A segunda dica é relacionada à inclinação correta e ao apoio do encosto. A orientação é que o encosto fique inclinado entre 100º e 110º para, assim, manter a curvatura natural da coluna. A terceira dica é sobre o encosto de cabeça e visibilidade, que deve ser alinhado ao topo da cabeça, com distância mínima.


