PUBLICIDADE

TOPO SITE

Incêndios florestais no Chile deixam ao menos 15 mortos

Incêndios de grandes proporções destruíram casas e veículos no centro-sul do Chile

Ao menos 15 pessoas morreram em decorrência de incêndios florestais de grandes proporções que destruíram casas e veículos no centro-sul do Chile. O número mais recente de vítimas foi divulgado pelo ministro da Segurança. A emergência levou o presidente Gabriel Boric a decretar estado de catástrofe e a autorizar o uso de todos os recursos disponíveis para enfrentar a situação.

As equipes combatiam 24 focos de incêndio e cerca de 50 mil pessoas deixaram suas residências. O prefeito de Penco relatou casos de roubos e saques na área afetada e criticou a demora da ajuda do governo federal. Segundo ele, os abrigos estão superlotados e enfrentam falta de alimentos.

O governador regional do Biobío afirmou que o número de mortos “pode ser muito maior”, uma vez que o fogo surpreendeu moradores dentro de suas casas, sem tempo para buscar abrigo. Atualmente, cerca de 20 incêndios seguem ativos, sendo 12 concentrados nas regiões de Ñuble e Biobío, a aproximadamente 500 quilômetros de Santiago.

Bombeiros continuam atuando no combate às chamas, que já destruíram diversas residências em uma área de intensa atividade florestal. As operações são prejudicadas por ventos fortes e pela impossibilidade de uso de aeronaves, devido às densas nuvens de fumaça, que liberam partículas críticas e outros contaminantes.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima