PUBLICIDADE

TOPO SITE

Itália aprova lei que centraliza pedidos de cidadania em Roma

A Itália aprovou uma lei que altera o processo de reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue

A Itália aprovou, na semana passada, uma lei que altera o processo de reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue. Pelo novo modelo, os pedidos feitos por estrangeiros passarão a ser centralizados em Roma, sob responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores da Itália, a partir de 2029. O projeto foi apresentado pelo governo da primeira-ministra Giorgia Meloni e do vice-premiê e chanceler Antonio Tajani.

A nova legislação mudará a forma como os pedidos de cidadania por descendência são protocolados e analisados. Atualmente, esses pedidos são feitos diretamente nos consulados italianos espalhados pelo mundo. Com a nova lei, essas repartições deixarão de receber e processar as solicitações, que deverão ser enviadas em papel, pelo correio, diretamente à Itália.

O governo italiano afirma que a mudança é necessária para desafogar os consulados, que enfrentam longas filas e grande volume de pedidos. A centralização permitirá uniformizar critérios e tornar os procedimentos mais eficientes. No entanto, há o risco de aumento da burocracia e de prazos ainda mais longos para a evolução do processo.

Uma equipe de 80 funcionários será reunida em Roma para análise dos pedidos de cidadania de todo o mundo. Isso pode ser comparado ao Consulado da Itália em São Paulo, que conta com cerca de 60 pessoas dedicadas exclusivamente à tarefa.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima