A semana começa com um cenário de tempo severo em várias áreas do Brasil, especialmente por causa da combinação entre frentes frias, canal de umidade e a reorganização da Zona de Convergência do Atlântico Sul. O resultado deve ser de pancadas fortes de chuva, risco de temporais, acumulados altos em pouco tempo e rajadas de vento que podem passar de 60 km/h em alguns pontos.
A previsão indica chuva forte com volumes que podem superar 70 mm e, pontualmente, ultrapassar 100 mm em 24 horas, especialmente no Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo. Além disso, rajadas de vento fortes podem agravar transtornos como quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
O risco permanece elevado em faixas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com acumulados que podem ser muito expressivos devido ao reforço da umidade na atmosfera e à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. A instabilidade desta semana é causada por dois fatores principais: avanço de frentes frias no Sul e Sudeste, e atuação e fortalecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul.
A segunda-feira deve ser o dia mais crítico da semana em parte do Sudeste, com acumulados que podem passar de 70 mm e ter pontos acima de 100 mm em 24 horas, especialmente no Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo. Além disso, o cenário de muita umidade e calor também favorece temporais em outras áreas da região.


