A deputada federal Roseana Sarney, de 72 anos, voltou a ser internada na última sexta-feira, 16, para tratar uma pneumonia. A parlamentar enfrenta um câncer de mama triplo-negativo e precisou adiar a última sessão de quimioterapia, marcada para o dia 27 de janeiro. Ela havia recebido alta hospitalar na quinta-feira, 15, mas precisou retornar à unidade médica depois de ser diagnosticada com infecção pulmonar.
Roseana comentou a internação e falou sobre os próximos passos do tratamento em vídeo publicado nas redes sociais. Ela disse que pegou pneumonia e teve de voltar para o hospital, e que a última quimioterapia foi suspensa. Agora, ela vai direto para a cirurgia e está muito esperançosa.
Roseana foi a primeira mulher eleita governadora de um Estado no Brasil e comandou o Executivo maranhense por quatro mandatos. Ela também ocupou uma cadeira no Senado Federal e atuou como líder do governo no Congresso Nacional. Roseana é filha do ex-presidente José Sarney.
O câncer de mama triplo-negativo é uma doença agressiva que corresponde a 15% de todos os casos de câncer de mama. Ele costuma ser mais comum em mulheres jovens, latinas e negras, e é mais frequente em mulheres que possuem mutação nos genes BRCA1 e/ou BRCA2.


