PUBLICIDADE

TOPO SITE

Trump explica divulgação de mensagens de Macron

O presidente dos EUA explica por que tornou públicas mensagens privadas do presidente da França e do secretário-geral da OTAN

O presidente dos EUA, Donald Trump, explicou por que publicou mensagens privadas do presidente da França, Emmanuel Macron, e do secretário-geral da OTAN, Mark Rutte. As comunicações reforçam os argumentos sobre temas internacionais sensíveis, com elogios sobre a atuação norte-americana na Síria.

Trump relatou que Macron e Rutte reconheceram o papel dos EUA em uma operação para impedir uma fuga de detentos na Síria. O presidente detalhou que, em colaboração com o governo sírio, todos os fugitivos considerados “os piores terroristas do mundo, vindos da Europa, foram recapturados”.

O episódio ocorreu na prisão de Al-Shaddadi, localizada na Província de Hasakah, nordeste da Síria, no momento em que tropas do presidente sírio avançavam sobre forças curdas. O confronto terminou depois que as forças curdas concordaram em abrir mão da autonomia regional e entregar o controle dos presídios.

Nas mensagens, Macron escreveu que está alinhado com Trump sobre a Síria e propôs uma reunião do G7 em Paris. Já Rutte declarou que o que Trump realizou na Síria é incrível e se comprometeu a buscar um caminho para a Groenlândia.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima