A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove nesta quarta-feira (3), às 10h30, uma sessão solene em homenagem ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e aos 70 anos de extensão rural no estado. O evento, que ocorrerá no Plenário da Alep, visa reconhecer e condecorar gestores e extensionistas rurais que dedicam seus esforços ao desenvolvimento das comunidades agrícolas paranaenses. A iniciativa é liderada pelos deputados Professor Lemos (PT), Hussein Bakri (PSD) e Alexandre Curi (PSD).
A solenidade tem como objetivo destacar o papel crucial da Extensão Rural como política pública para o avanço econômico, social e ambiental do Paraná. De acordo com os idealizadores da homenagem, ao longo de sete décadas, os profissionais da área têm garantido assistência técnica de qualidade, difundindo tecnologias inovadoras e promovendo a sustentabilidade produtiva no campo. “Tudo isso incrementa a renda agrícola, garante a segurança alimentar e fortalece as comunidades rurais em todas as regiões do Estado”, ressaltam.
A história da Extensão Rural no Paraná remonta a 20 de maio de 1956, com a implantação dos primeiros Escritórios Técnicos de Agricultura (ETAs). Esses escritórios tinham a missão de disseminar tecnologias e novas práticas agrícolas, impulsionando o desenvolvimento do setor, um modelo inspirado no sistema de extensão dos Estados Unidos. O IDR-Paraná destaca que o projeto evoluiu ao longo das décadas, adaptando-se às necessidades de cada época.
Inicialmente, os extensionistas focaram no aprimoramento de programas de crédito rural e no incentivo ao cooperativismo. A partir da década de 1970, a conservação de solos e o manejo integrado de pragas ganharam prioridade. Já na década seguinte, a inclusão social e econômica de comunidades mais vulneráveis se tornou um foco central. No século XXI, o desenvolvimento sustentável e a agroindustrialização emergiram como temas prioritários.
Entre os participantes confirmados para a solenidade estão representantes e diretores do IDR-Paraná, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A cerimônia também contará com a presença de parlamentares estaduais e municipais, representantes de diversas pastas do governo do Paraná, integrantes de entidades do setor, da prefeitura de Curitiba e do Sebrae, entre outros.