A sexta-feira (30) pode amanhecer com chuva fraca no Litoral. As pancadas de chuva mais fortes, entretanto, ocorrem no período da tarde, com menor intensidade com relação a quinta (29). “Apesar da menor intensidade, não se descarta ocorrência de raios pontuais sobre a região, e chuvas fracas podem persistir ao anoitecer”, explica Bianca de Angelo, meteorologista do Simepar.
A chuva chega no fim da tarde novamente no sábado (31), permanecendo durante a noite e podendo avançar até a madrugada, com maior intensidade no Litoral Sul, principalmente em cidades como Matinhos e Pontal do Paraná. Mais uma vez, a capa de chuva será item importante para quem for acompanhar os shows do Verão Maior. “A chuva será de intensidade moderada, mas não se descarta a ocorrência de raios”, afirma Bianca.
No domingo (1.º), a chuva persiste com menor intensidade, e características típicas de verão. Pancadas de chuva são esperadas durante a tarde, e seguem mais fracas ao anoitecer. “As temperaturas máximas permanecem acima dos 28°C, e a elevada nebulosidade contribui para a sensação de abafamento”, diz Bianca.
PREVISÃO – Para que a população possa acompanhar pessoalmente os índices de raios ultravioleta, temperaturas, velocidade do vento e rajadas e ainda monitorar a aproximação das chuvas no Litoral, o Simepar instalou cinco painéis fixos em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, e mantém um painel móvel trafegando nas áreas de maior movimento do Litoral Paranaense.
Os painéis tem atualizações em tempo real e, além da previsão do tempo de forma dinâmica e objetiva, também trazem, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, telas com informações da Sanepar, da Operação Verão e da programação de shows do Verão Maior.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil acompanha o monitoramento do tempo 24 horas dos meteorologistas do Simepar. Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp. é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.
Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.
Leia outras matérias do Jornal do Paraná e do parceiro Blog do Tupan
Athletico vence na estreia, mas time tem defeitos graves
Coritiba tem Josué expulso e sai com derrota para o Bragantino
Times paranaenses já sabem os adversários da Copa do Brasil
Levou facadas por causa de cinquentão
Olho Vivo chega aos municípios do oeste e noroeste
Estaria a IA causando uma estagnação cultural?
Ponte de Guaratuba está para se conecta
Horóscopo de 29 de janeiro de 2026
Óbitos em Curitiba de 28 de janeiro de 2026
Faria Lima se rende as ideias econômicas de Ratinho Junior
PSD ensaia chapa puro sangue para presidente?
Esquerda crava Alexandre Curi no Senado Federal
Janja vence queda de braço e Gleisi Hoffmann perde espaço no governo Lula
Fonte:Paraná Jornal


