Votação sobre Cassação de Zambelli é Adiada por Pedido de Vista na CCJ

A análise sobre a possível perda de mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) sofreu um revés nesta terça-feira (2). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados concedeu um pedido de vista coletivo, postergando a votação do parecer do relator Diego Garcia (Republicanos-PR). O adiamento suspende a análise por duas sessões, com expectativa de retomada na próxima semana.

O pedido de vista ocorreu logo após a apresentação do parecer de Garcia, que se manifestou contrário à cassação do mandato da parlamentar. Essa decisão acende o debate sobre o futuro político de Zambelli e a postura da Câmara diante das acusações que pesam sobre ela.

Caso o parecer do relator seja derrubado e a CCJ aprove a perda do mandato, o processo seguirá para o plenário da Câmara. Para que a cassação seja efetivada, será necessário o apoio de, no mínimo, 257 deputados, demonstrando a complexidade do processo.

A oposição reagiu fortemente à decisão do relator. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), expressou “surpresa e espanto” e acusou a Câmara de querer “criar a bancada dos foragidos”, referindo-se a Zambelli e outros parlamentares com mandatos questionados.

Farias anunciou que entrará com um mandado de segurança no STF para garantir o cumprimento da decisão do Supremo, que já determinou a perda do mandato de Zambelli. Ele argumenta que o presidente da Câmara, Hugo Motta, deve acatar a decisão judicial.

Carla Zambelli enfrenta uma série de condenações, incluindo uma do STF, em maio, a 10 anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão de sistemas do CNJ. Atualmente, ela está detida na Itália, aguardando audiência de extradição, após ter sido incluída na lista vermelha da Interpol.

Fonte: http://vistapatria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *