Com a proximidade das festas de fim de ano, a Polícia Civil do Paraná (PC-PR) alerta para o aumento do “golpe do aluguel”, que tem feito diversas vítimas entre aqueles que planejam viajar. Recentemente, a PC-PR identificou pelo menos 15 pessoas em Londrina, Cambé e Ibiporã que caíram nas artimanhas de criminosos.
O golpe consiste em cobrar um “sinal” para garantir a locação de um imóvel que, na verdade, nunca é disponibilizado. Os golpistas se aproveitam da alta demanda por aluguéis de temporada e da pressa dos viajantes para aplicar o esquema.
A tática utilizada pelos criminosos envolve a simulação de interesse em imóveis, com visitas agendadas em imobiliárias. Durante essas visitas, os golpistas, agindo sozinhos, obtêm cópias das chaves dos imóveis anunciados. “A partir daí, eles criam anúncios falsos, se passando por proprietários e oferecendo aluguel sem exigência de fiador ou caução”, explica o delegado Paulo Henrique Costa.
Com acesso aos imóveis, os criminosos capturam fotos e vídeos, o que facilita a abordagem das vítimas. Durante a negociação, eles solicitam um sinal, que pode chegar a R$ 1 mil, e desaparecem com o dinheiro. Na última quarta-feira (3), a Polícia Civil prendeu três homens envolvidos com o esquema. A identificação dos suspeitos foi possível através da análise de câmeras de segurança das imobiliárias, que também são consideradas vítimas, conforme a polícia.
Para evitar cair no golpe, especialistas e autoridades orientam atenção redobrada ao buscar imóveis, especialmente em anúncios online. Verifique sempre a origem do anúncio e priorize negociações com imobiliárias. Desconfie de ofertas com pressa e falta de documentação, e nunca pague sinal antes de visitar o imóvel acompanhado do anunciante. Adotar essas precauções é fundamental para garantir um fim de ano tranquilo e sem surpresas desagradáveis.
Fonte: http://massa.com.br