A segurança pública concentra as discussões da 14ª edição do Cosud, realizada nesta quinta-feira, dia quatro de dezembro, no Rio de Janeiro. O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, esteve no encontro em representação ao governador Carlos Massa Ratinho Junior. O consórcio, criado em 2019 em Belo Horizonte, mantém uma agenda conjunta entre os governos do Sul e Sudeste, regiões que reúnem cerca de 119 milhões de habitantes e respondem por aproximadamente 70% do PIB brasileiro.
Além do foco na área de segurança, o Cosud trabalha pautas consideradas estratégicas, como desburocratização de processos, turismo integrado, desenvolvimento econômico, logística, transportes, inovação e tecnologia. A reunião anterior, realizada em Curitiba, resultou na Carta de Curitiba, documento que reforçou compromissos de ações voltadas à preservação da Mata Atlântica.
A atual edição também inclui debates sobre compartilhamento de informações entre forças estaduais, ampliação de redes de monitoramento e alinhamento de protocolos conjuntos para operações em fronteiras e rodovias. Representantes dos sete estados participam de grupos temáticos que devem apresentar propostas consolidadas ao final do encontro.
Recebido pelo governador do Rio de Janeiro e presidente do Cosud, Cláudio Castro; e pelos governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello; e do Espírito Santo, Renato Casagrande, Guto Silva destacou a relevância nacional do tema da segurança e da importância do consórcio no enfrentamento desse desafio.
“O Cosud tem sido palco importante para trazer soluções ao Brasil. Esse consórcio tem sido um instrumento muito potente para a gente poder discutir entre os estados soluções e problemas comuns a todos nós. A pauta forte aqui no Rio de Janeiro é a segurança pública, mas também vamos focar no meio ambiente e nas questões climáticas nesse encontro”, disse Guto Silva.
Segundo Guto Silva, os sete estados do Sul e Sudeste estão alinhados, compartilhando inteligência e estratégias. “Ao final teremos ao final a Carta do Rio de Janeiro com novas propostas e ações para que a gente possa avançar em todos esses temas e melhorar, efetivamente, a vida das pessoas”, disse o secretário.
A programação do 14º Cosud segue até sábado (06), na Sala Cecília Meireles, no bairro da Lapa.
Carta de Curitiba
A 13ª edição do Cosud ocorreu na capital paranaense entre 19 e 21 de agosto de 2025 e resultou na Carta de Curitiba, documento elaborado por uma comissão da qual Guto Silva participou como vice-secretário executivo. O texto reforçou a centralidade da preservação da Mata Atlântica, bioma que concentra a maior parte da população e do PIB do País, e registrou ações integradas entre os estados, como plantio de mudas nativas, ampliação do monitoramento por satélite, compensações financeiras por áreas preservadas e criação de novas unidades de conservação.
Leia outras matérias do Blog do Tupan e do parceiro Jornal Paraná
Athletico tenta contratar jovem zagueiro do Novorizontino
Assalto em loja de celulares termina com dois mortos
Operação fecha banco digital que engava clientes
Quais os vulcões mais perigosos do planeta?
Desenvolva mais resistência física com essas dicas
Óbitos de Curitiba do dia quatro de dezembro de 2025
Rafael Greca não tem partido para 2026
Do Carmo é assediado por partidos
Não existe vácuo na política
Cristina Graeml adere ao sistema para 2026
Eduardo Pimentel faz reunião pensando na reestruturação do secretariado
Fonte:Blog do Tupan