O Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o Ministério da Agricultura e Pecuária afirmaram que a assinatura do Acordo de Parceria Mercosul – União Europeia representa um marco histórico para as relações entre os dois blocos. O Acordo criará uma área de livre comércio com cerca de 720 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 22 trilhões.
O acordo é o mais significativo já alcançado pelo Mercosul em acesso de mercado e vai criar a maior área de livre-comércio do mundo. Queijos, vinhos, azeite e chocolates terão suas tarifas gradualmente eliminadas.
As pastas afirmam ainda que, para além de sua dimensão econômico-comercial, o Acordo reafirma a parceria entre as duas regiões, “alicerçada em valores e interesses comuns – como a defesa da democracia, do multilateralismo e dos direitos humanos”. Além disso, estão em negociação, fora da América Latina, acordos com Emirados Árabes Unidos, Canadá e Vietnã, bem como a ampliação do acordo de preferências tarifárias com a Índia.


