A mobilização ocorre em frente ao Parlamento Europeu, apenas um dia antes da votação decisiva que pode encaminhar o tratado ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) para análise de legalidade.
Brasília, 20 – Milhares de agricultores europeus, acompanhados por centenas de tratores, tomaram as ruas de Estrasburgo, na França, nesta terça-feira, 20, em mais um protesto contra o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.
Segundo estimativas da polícia local, o ato reuniu mais de 4.500 manifestantes, enquanto a Federação Nacional dos Sindicatos dos Agricultores (FNSEA), considerado maior sindicato agrícola da França, fala em cerca de 5 mil participantes vindos de 15 Estados-membros, incluindo França, Itália, Bélgica, Polônia e Espanha.
O protesto é uma resposta direta à assinatura do acordo, realizada no último sábado, 17, em Assunção, no Paraguai, pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelos líderes do Mercosul, apesar da forte oposição de setores agrícolas e de governos como o da França.


