O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas e ventos intensos, que afeta a maior parte da Região Sudeste e o Paraná. O aviso abrange quase todo o Estado de São Paulo, o Triângulo Mineiro, sul de Minas, Zona da Mata, sul fluminense e o Norte Pioneiro Paranaense. A instabilidade climática prevista pode resultar em ventos de até 100 km/h e volumes de chuva entre 50 e 100 mm diários, aumentando o risco de quedas de árvores e alagamentos.
As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba estão entre as áreas sob vigilância. O alerta se mantém até as 10h desta quinta-feira, 19, servindo como orientação para que a população e os serviços de emergência adotem medidas de precaução. A cor laranja indica risco moderado a alto, sendo uma classificação inferior ao alerta máximo, que é sinalizado em vermelho.
A Defesa Civil de São Paulo atribui a previsão de tempestades à passagem de uma frente fria em alto-mar, que traz umidade para a faixa leste do Estado. Há expectativa de raios, rajadas de vento severas e possível queda de granizo em várias regiões paulistas ainda nesta tarde. Recomenda-se atenção especial nas áreas de divisa com Minas Gerais, onde a combinação de relevo e volume de água pode resultar em transtornos geológicos e hidrológicos.
Para esta quinta-feira, a previsão é de chuvas isoladas, que podem ocorrer com maior intensidade. Mudanças nas condições climáticas são esperadas apenas na sexta-feira, 20, após o afastamento da frente fria. O Inmet alerta que o calor e a umidade residual podem causar novas instabilidades durante a tarde, com descargas elétricas. O Inmet recomenda que as pessoas evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e que desliguem aparelhos eletrônicos das tomadas em caso de tempestades severas.

