A semana será marcada por formação de nova ZCAS, elevando o risco de tempestades, volumes extremos de chuva e transtornos em áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O Brasil inicia a semana sob alerta máximo para eventos de chuva intensa e temporais, com possibilidade de grandes acumulados em curto período e rajadas de vento capazes de causar impactos significativos em áreas urbanas e rurais.
A previsão meteorológica indica que os principais eventos de chuva no país estão ligados à passagem de sistemas transientes próximos das regiões Sul e Sudeste, que ao se acoplarem a um canal de umidade contribuem para a configuração de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esse cenário favorece a ocorrência de tempestades e chuvas recorrentes em parte do território nacional, principalmente entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste, com potencial para acumulados elevados ao longo da semana.
A tendência é de volumes expressivos de precipitação em estados como Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, sul do Amazonas, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, sudoeste da Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde os acumulados podem potencialmente superar os 250 mm em sete dias. Na Região Norte, as áreas de instabilidade com maiores volumes de chuva devem se concentrar no sul do Amazonas, em Rondônia e no sul do Tocantins, devido à atuação da ZCAS ao longo da semana.
Na prática, esse tipo de configuração atmosférica costuma ser o “gatilho” para episódios prolongados de instabilidade, elevando o risco de impactos em regiões mais vulneráveis, sobretudo em encostas, áreas de baixada, margens de rios e municípios com histórico de inundações. O baixo Amazonas e o leste do Pará também são áreas que chamam atenção, com recorrência de chuvas e acumulados em torno ou acima de 200 mm no período.


