Encontrar artefatos de sociedades antigas é uma grande vitória para os arqueólogos. Ainda mais quando esses itens estão inteiros, são feitos de ouro e trazem um desenho de Jesus Cristo. O anel encontrado durante escavações na cidade de Kalmar, na Suécia, chamou a atenção de especialistas por causa do bom estado de conservação do objeto.
Os pesquisadores não cravam sua origem, mas algumas características dão dicas sobre a história desse artefato antigo. Testes apontam que ele data do século XV, ou seja, entre os anos de 1.401 e 1.500. Pelo tamanho diminuto, os cientistas acreditam que ele pertencia a uma mulher.
Além do anel, os arqueólogos também encontraram um “alsengem”, uma espécie de amuleto utilizado por peregrinos. O item, porém, estava quebrado, mostrando que ele teria sido jogado fora. O material conta com três figuras esculpidas e, segundo os especialistas, data de entre os séculos XIII e XIV.
Kalmar é uma cidade portuária da costa leste do sul da Suécia, com uma grande riqueza histórica. As escavações no local já encontraram mais de 30 mil objetos, incluindo ruínas de dezenas de edifícios, adegas, ruas e latrinas usadas entre cerca de 1250 d.C. e 1650 d.C.


