PUBLICIDADE

TOPO SITE

Apple escolhe Gemini do Google para nova versão da Siri

A Apple fechou uma parceria de longo prazo com o Google para usar o modelo de inteligência artificial Gemini na próxima grande atualização da Siri
Foto: (Imagem: Thrive Studios ID/Shutterstock)

A Apple fechou uma parceria de longo prazo com o Google para usar o modelo de inteligência artificial Gemini na próxima grande atualização da Siri. A decisão leva em conta a capacidade técnica do Gemini e o potencial de oferecer novas experiências aos usuários. O acordo entre as duas empresas é descrito como multianual e prevê não apenas o uso dos modelos Gemini, mas também da tecnologia de nuvem do Google para os futuros modelos de IA da Apple.

A Apple afirma que a próxima geração dos Apple Foundation Models será baseada no Gemini. Esses modelos devem alimentar recursos futuros do Apple Intelligence, incluindo a nova versão da Siri, anunciada como mais contextual e personalizada. A Apple vem trabalhando em uma versão da Siri equipada com recursos avançados de inteligência artificial, capaz de executar ações em nome do usuário e compreender melhor o contexto pessoal de cada pessoa.

A atualização da Siri foi adiada em março do ano passado, e desde então a Apple tem buscado alternativas para acelerar e aprimorar sua estratégia de IA, incluindo parcerias externas. A Apple considerou o uso de uma versão personalizada do Gemini para recursos específicos da Siri, como o chamado “World Knowledge Answers”, uma funcionalidade voltada à busca de informações com resumos gerados por IA a partir de resultados da web.

Além do Google e da parceria já existente com a OpenAI, a Apple também teria explorado possíveis colaborações com empresas como Anthropic e Perplexity. A Apple promoveu mudanças internas em sua liderança de IA, com o então chefe da área sendo substituído por Mike Rockwell, responsável pelo Vision Pro.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima