A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná concluiu 2025 com avanços legislativos, articulação institucional e ações voltadas à proteção, à autonomia e ao fortalecimento dos direitos das mulheres paranaenses. Liderada pela deputada Mabel Canto, a Bancada apresentou seis projetos de lei, aprovou dez leis, protocolou 17 requerimentos e 19 ofícios.
A Bancada também promoveu duas audiências públicas — uma sobre políticas de acolhimento e autonomia para mulheres em situação de vulnerabilidade e outra sobre a saúde da mulher no climatério — e uma oficina de capacitação sobre técnicas de defesa pessoal.
A líder da Bancada, deputada Mabel Canto, comentou que o grupo atuou com responsabilidade, abrindo diálogo onde era necessário, cobrando quando havia omissão e garantindo avanços que já começam a transformar a vida das mulheres do Estado.
A Bancada também lançou a página oficial no site da Assembleia, impressão e distribuição do Código Estadual da Mulher Paranaense, e conquistou a certificação do Selo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres


