PUBLICIDADE

TOPO SITE

Bloqueio na rodovia no Pará é resultado de reivindicações indígenas por caminhonetes

Indígenas da Aldeia Trocará interditam rodovia Transcametá, exigindo caminhonetes prometidas pelo DNIT e melhorias nas estradas. A manifestação ocorre desde a madrugada do dia 22 de junho de 2026.

Indígenas da Aldeia Trocará bloquearam completamente um trecho da rodovia Transcametá (BR-422), no km 19, desde a madrugada de segunda-feira, 22 de junho de 2026. O protesto, que teve início por volta das 5h, exige a entrega de caminhonetes prometidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o avanço de demandas acordadas em um plano ambiental.

Os manifestantes também pedem melhorias nas estradas que dão acesso às aldeias e exigem o cumprimento de compromissos estabelecidos no Plano Básico Ambiental (PBA). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está presente no local, atuando na segurança dos participantes e orientando os motoristas, além de tentar mediar o diálogo entre os indígenas e representantes do governo federal.

De acordo com o cacique Pirá Asurini, a principal demanda é a presença de representantes do DNIT na aldeia para discutir as pendências diretamente. "Nada foi resolvido ainda, né? Porque o nosso objetivo é conversar com o DNIT. Eles fizeram algumas coisas básicas para nós, mas o que estamos reivindicando hoje são as caminhonetes que prometeram e até hoje não entregaram", explicou.

O cacique também destacou que a comunidade se sente frustrada com o número de reuniões realizadas sem resultados concretos. "Reunião em cima de reunião não resolve. Nós temos limite de conversa. A gente só vai liberar a BR se o representante do DNIT comparecer aqui e trouxer uma resposta que resolva o nosso problema", afirmou.

Os indígenas ressaltam que a rodovia atravessa diretamente seu território e que suas reivindicações são antigas e recorrentes. "Essa BR aqui corta a minha reserva no meio. Todo mundo tem direito de reivindicar o que quer. Nós estamos reivindicando o nosso direito", declarou o cacique.

Durante o bloqueio, foi informado que apenas veículos em situações de emergência médica estão sendo autorizados a passar. Até o momento, não há previsão para a liberação total da via.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima