PUBLICIDADE

TOPO SITE

Canadá: Alberta quer a secessão e considera Trump como uma oportunidade

O estado de Alberta, considerado o Texas do Canadá, decidirá em referendo se irá se separar do resto do país e se tornar autônomo.
Foto: Crédito da imagem sugerido:

Quando Donald Trump lançou a ideia de anexar o Canadá aos Estados Unidos, no ano passado, a maioria da população não gostou nada disso. A proposta desencadeou uma onda de patriotismo canadense e anti-americanismo, resultando em prateleiras de supermercados esvaziadas de produtos americanos e vaias ao hino nacional dos EUA em eventos esportivos.

Mas agora parece que nem todo o Canadá compartilha da mesma opinião. O estado de Alberta, considerado o Texas do Canadá devido ao seu produto interno bruto e reservas de petróleo, decidirá em referendo ainda este ano se irá se separar do resto do país e se tornar autônomo. E o movimento independentista local acredita que deve agradecer a um americano por esse impulso: Trump.

Os defensores da secessão chamaram a provocativa proposta de anexação do magnata, lançada no ano passado, de uma 'oportunidade'. Os secessionistas o veem como um aliado poderoso, capaz de minar a política liberal e impulsionar a produção de petróleo. Os oponentes a veem isso como uma tentativa de desintegrar a nação.

O risco do estado de Alberta se separar da União preocupa o Canadá. A província ocidental é uma potência em recursos naturais e detém a maior parte das reservas de petróleo bruto do país. Apenas a Arábia Saudita e a Venezuela possuem reservas maiores. Autoridades do governo Trump têm recebido repetidamente nos EUA os líderes independentistas de Alberta em Washington para discutir energia e comércio.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima