PUBLICIDADE

TOPO SITE

Cartilha da Assembleia auxilia atendimento a imigrantes

Guia de Documentação e Direitos ajuda pessoas migrantes e refugiadas a obterem documentos necessários

O Paraná é um dos estados que mais recebeu venezuelanos nos últimos anos e pode continuar a ser um destino importante para os imigrantes que deixam o país vizinho. A cartilha 'Guia de Documentação e Direitos' foi produzida pela Assembleia Legislativa do Paraná e está disponível em seis idiomas. Ela elucida os caminhos necessários para que pessoas migrantes e refugiadas obtenham documentos como o Registro Nacional Migratório (RNM) e a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM).

O guia detalha em quais circunstâncias cada documento é exigido, sua validade e quando é necessária a renovação. Além disso, permite que o público-alvo compreenda os passos necessários para requerer uma segunda via e disponibiliza contatos úteis de diferentes associações de apoio e órgãos públicos. O Paraná é o terceiro estado brasileiro com maior número de imigrantes venezuelanos, com um total de 87.273 pessoas estabelecidas no estado.

A criação da cartilha foi um marco para auxiliar quem busca recomeçar a vida no Paraná a ter acesso à documentação e aos direitos. O guia é um canal de informações sobre como as pessoas podem acessar a regularização dos seus documentos e permite acessar emprego, trabalho, saúde e tudo o que é necessário para ter uma boa vida. O estado tem uma longa tradição de receber imigrantes e o guia é uma palavra contra a xenofobia.

A cartilha está disponível em formato digital e fisicamente, e seu lançamento foi um importante passo para garantir o acolhimento dos imigrantes no Paraná. Com a crise na Venezuela se aprofundando, a importância do guia aumenta, e ele pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a reconstruírem suas vidas no estado.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima