A China importou um volume recorde de soja em 2025, com os compradores aumentando drasticamente as encomendas da América do Sul em meio a temores de escassez de oferta. O maior comprador mundial da oleaginosa importou 111,83 milhões de toneladas em 2025, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior.
Os embarques concentrados dos principais produtores, incluindo Brasil e Argentina, impulsionaram um aumento acentuado nas importações no primeiro semestre, ajudando a elevar os totais anuais a um nível recorde. As chegadas de dezembro aumentaram 1,3% em relação ao ano anterior, para 8,04 milhões de toneladas.
As importações chinesas de soja em dezembro ficaram, em geral, em linha com as expectativas do mercado. Atrasos no desembaraço alfandegário retardaram o fluxo de soja importada, levando algumas usinas de esmagamento a suspender as operações ou reduzir as entregas em meio à escassez de oferta.
Compras dos EUA aumentaram após trégua, Pequim intensificou as compras de soja dos EUA após uma trégua comercial com Washington no final de outubro. Operadores e analistas estimaram que a China havia comprado quase 10 milhões de toneladas de soja dos EUA


