A IA Claude pode ser sua nova companheira de trabalho: a Anthropic anunciou a nova ferramenta Cowork, um assistente que usa agentes para controlar o computador, montar planos de ação e realizar tarefas diárias para você. O Cowork é uma evolução do Claude Code, o conjunto de agentes da Anthropic para desenvolvedores. A empresa notou que os usuários usavam o Code para tarefas além da programação e decidiu transformá-lo numa ferramenta para as demais situações do dia a dia.
O Cowork atua como um assistente de IA com acesso a todas as pastas e arquivos do computador de cada pessoa. É possível pedir para a ferramenta atuar com base em documentos específicos, como uma pasta de transcrições ou planilhas de resultados, no lugar de uma abordagem geral. Os resultados podem ser exibidos num painel com todas as instruções traçadas e documentos usados.
A Anthropic lista os seguintes exemplos de tarefas que o Cowork consegue fazer: Limpar a tela inicial do computador, compilar e analisar os arquivos de uma pasta, criar planos de ação, reorganizar arquivos recentes, criar novos arquivos e converter prints de recibos para uma planilha. A diferença do Cowork para o chatbot tradicional é a habilidade de ter acesso a pastas específicas do computador e trabalhar em cima do material de cada uma delas.
O Cowork está em fase de prévia, disponível para assinantes do plano Max no aplicativo do Claude para macOS, e a assinatura custa a partir de US$ 100 por mês. A Anthropic abriu um formulário de lista de espera para assinantes de outros planos.


