PUBLICIDADE

TOPO SITE

Coface observa resiliência da globalização e leve desaceleração do PIB mundial em 2026

A Coface avalia que a globalização se manteve forte em 2025, com uma leve desaceleração do PIB global prevista para 2026.

A Coface analisou o cenário econômico global e destacou que, após preocupações com as tarifas dos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump, o fluxo comercial permaneceu robusto em 2025. A seguradora registrou um crescimento do PIB mundial de cerca de 2,8% no ano passado, o que surpreendeu, considerando a volatilidade enfrentada. Ruben Nizard, head de economia da Coface, chamou atenção para a capacidade de adaptação das grandes empresas, que diversificaram mercadorias e mantiveram a corrente de comércio em níveis semelhantes aos de anos anteriores.

Para 2026, a Coface projeta uma desaceleração marginal do PIB global, que deve crescer cerca de 2,6% em seu cenário-base. Contudo, alguns riscos, como a situação geopolítica na América Latina e Groenlândia, o endividamento em um cenário de juros altos e incertezas na política econômica dos Estados Unidos, podem impactar esse desempenho. O crescimento econômico não será uniforme, com a China prevista para registrar uma queda no PIB de 5% em 2025 para 4,6% em 2026, enquanto na Europa, especialmente na Alemanha, as perspectivas de crescimento são mais otimistas.

A Coface também analisou os preços das commodities, prevendo uma dicotomia. A expectativa é de que os preços de energia e alimentos diminuam, enquanto os preços dos metais podem aumentar. O barril de petróleo deve cair de US$ 68 em 2025 para US$ 60 em 2026, enquanto a produção agropecuária global deve beneficiar os preços dos alimentos. Nizard destacou que os metais, com oferta inelástica e demanda crescente de setores como Inteligência Artificial e Defesa militar, podem sofrer pressão de alta.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima