PUBLICIDADE

TOPO SITE

Colapso Teocrático no Irã

O regime iraniano enfrenta uma crise existencial após décadas de poder

O Irã vive um momento de ruptura definitiva, com as ruas de Teerã e das principais províncias clamando pelo fim do sistema teocrático. O regime, que utilizou o fervor religioso e o nacionalismo para se sustentar, enfrenta o colapso econômico interno e derrotas no cenário externo.

O colapso do regime iraniano é resultado de uma combinação letal de fatores, incluindo a crise econômica e a sucessão de derrotas no exterior. A Revolução de 1979, que levou ao poder Ruhollah Khomeini, criou um sistema que prometia justiça social, mas entregou uma economia de espoliação controlada por fundações opacas e pelo braço empresarial da Guarda Revolucionária.

As manifestações atuais têm caráter existencial, com o coração do levante batendo no Bazar, termômetro da estabilidade política persa. A repressão mostra sinais de fadiga, com relatos de deserções e incapacidade de conter focos simultâneos em todas as 31 províncias.

A análise de risco político aponta para diferentes caminhos para o desenlace da crise, incluindo a solução pretoriana, a restauração de uma democracia parlamentarista laica ou a fragmentação e 'balcanização' do país.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima