O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou que há entre oito e dez empresas interessadas no leilão do terminal de contêineres do Porto de Santos, conhecido como Tecon 10. A previsão é que a escolha da vencedora aconteça em maio, com o edital sendo publicado em março.
Silvio também mencionou a necessidade de ajustes com o Tribunal de Contas da União (TCU) para aumentar a presença de empresas internacionais no leilão. Uma reunião está marcada para a semana após o Carnaval para discutir esses pontos.
Ele ressaltou que estão em andamento conversas com embaixadas e investidores brasileiros que buscam parcerias internacionais para garantir uma maior participação de investidores no leilão. O TCU, no entanto, recomendou que operadores já presentes no complexo santista não possam participar, o que gerou controvérsias entre empresas e associações.
Silvio Costa Filho deixou claro que não estará mais à frente do ministério quando o leilão ocorrer, pois deixará o governo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado por Pernambuco. O atual secretário-executivo da pasta, Tomé Franca, deverá assumir o comando após sua saída.

