PUBLICIDADE

TOPO SITE

Crise econômica atinge símbolo industrial da Alemanha Oriental

A fábrica de salsichas Eberswalder Wurstwerke vai encerrar suas atividades

A fábrica de salsichas Eberswalder Wurstwerke, um símbolo da antiga Alemanha Oriental, vai encerrar suas atividades. Localizada no município de Britz, a unidade funcionará apenas até o fim de fevereiro. O Grupo Tönnies, império familiar do setor de processamento de carne, comprou a Eberswalder há dois anos.

A Eberswalder não é um caso isolado. A economia alemã, terceira maior do mundo em PIB nominal, atravessa três anos consecutivos de estagnação. O fechamento de fábricas se tornou rotina, e o número de empresas insolventes cresceu de forma preocupante.

Dados preliminares do Instituto Federal de Estatísticas da Alemanha mostram que o número de falências em dezembro subiu 15% em relação ao mesmo mês de 2024. Os setores de transporte, hotelaria e construção lideram os registros. Mais de 17 mil empresas declararam insolvência em 2025, o maior volume em duas décadas.

A lista inclui nomes conhecidos do varejo e da indústria alemã, como Goertz, Gerry Weber e Esprit, Groschenmarkt, Karrie Bau e Zoo Zajac. No início de janeiro, a Zalando, gigante do comércio eletrônico de moda, anunciou o fechamento do centro logístico em Erfurt, no leste do país, afetando 2,7 mil trabalhadores.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima