PUBLICIDADE

TOPO SITE

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação

Manejo nutricional adequado no pré, durante e pós-parto garante bem-estar, desempenho reprodutivo e leitões mais saudáveis
Foto de fêmeas suínas — Foto: Foto: Divulgação

O cuidado com as matrizes suínas tem ganhado cada vez mais destaque na suinocultura, especialmente em relação ao arraçoamento, fornecimento de ração e bem-estar durante a gestação e lactação. A atenção à nutrição das fêmeas é determinante para o sucesso de todo o ciclo produtivo. Estudos recentes mostram que fêmeas submetidas à restrição alimentar ou jejum prolongado no período pré-parto são mais suscetíveis a distocias, dificuldades durante o parto.

O excesso de alimentação também requer atenção, pois pode levar ao indesejado aumento do escore corporal das fêmeas. Matrizes obesas tendem a ter mais dificuldades durante o parto. O fornecimento de alimento de forma equilibrada e individualizada é fundamental para evitar esses problemas.

Além da alimentação, a ingestão de água é um elemento-chave tanto no pré quanto no pós-parto, influenciando o consumo de ração, o aproveitamento de nutrientes e a produção de leite. O parto é um momento desafiador e delicado, e o uso de fármacos à base de analgésicos pode auxiliar o controle da dor e a recuperação das fêmeas.

Todos esses cuidados com a matriz suína impactam de forma direta os principais indicadores da granja. Um olhar atento para a fêmea na lactação é, na verdade, um investimento na saúde do plantel e na produção de leitões mais saudáveis e de melhor desempenho

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima